Peritiba inaugura o Museu Magnus Leopoldo Kerber

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

História das Décadas de 30/50 são contadas

A Prefeitura de Peritiba, através da Diretoria de Cultura, deu um importante passo para a construção de sua história. No início da noite de ontem (26/04), Peritiba inaugurou o Museu Magnus Leopoldo Kerber.

O Casarão, conhecido carinhosamente por todos os peritibenses, já foi à casa das famílias, Wolfard e Kerber,nas décadas de 30, 40 e 50. Isso há mais de 60 anos. O espaço, que hoje abriga o Museu, a COPAFAPER – Cooperativa da Agricultura Familiar de Peritiba e a Biblioteca Municipal também foi sede da Prefeitura de Peritiba e Hospital. “Sem dúvida, uma belíssima riqueza que Peritiba conservou e que sempre levará seus visitantes a lembranças especiais”, destaca a vice-prefeita, Neusa Maraschini.

“Uma casa, simbolizada por todos os itens das décadas de 30, 40 e 50. Cada objeto conta a história das famílias que construíram aqui em Peritiba, suas histórias”, acrescenta a diretora de Cultura de Peritiba, Marlene Klein.

Além do Museu, os peritibenses também acompanharam, na noite de quinta-feira (26/04), a oficialização do nome da Biblioteca Municipal, José Arcildo Hermes. “Um orgulho para toda a nossa família receber essa homenagem, sem dúvida olhar para esse casarão e lembrar do tempo em que a nossa casa comercial funcionava é uma grande emoção”, descreve a filha e representante da Família Hermes, Mara Hermes Petter.

Com toda a sua estrutura tradicional restaurada, o Casarão que abriga a Biblioteca, o Museu e a COPAFAPER estará aberto para a visitação diariamente. Segundo a Diretoria de Cultura de Peritiba, mais de 30 famílias auxiliaram com a doação de itens e objetos para compor o Museu. A intenção da Prefeitura é tornar o Museu, uma Casa Viva, com a utilização da cozinha, por exemplo.

Emocionados, os representantes da Prefeitura de Peritiba, afirmaram que o Casarão é uma grande conquista. “Planejávamos essa realização desde que assumimos a Prefeitura de Peritiba, o Museu é um resgate das nossas culturas, cada família peritibense terá nele um pouco das suas lembranças guardadas, é muito especial”, conclui a vice-prefeita.