Profissional da Saúde de Piratuba recebe prêmio nacional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Fisioterapeuta que atua no município foi a segunda colocada em um concurso do SUS

A fisioterapeuta Angela Maria Brol, que é funcionária pública em Piratuba, recebeu na última semana, o troféu de segundo lugar do "Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS". Ainda no ano passado ela teve seu projeto inscrito e selecionado para a disputa. Foi a única catarinense em sua categoria e concorreu com mais cinco projetos selecionados entre todo o país.

Angela desenvolveu uma pesquisa e um estudo de caso que consistem em uma nova técnica de fisioterapia para a recuperação de pessoas que sofreram um AVE – Acidente Vascular Encefálico – e perderam os movimentos nos braços. Seu projeto foi inscrito na categoria "Monografia de Especialização". "Consegui mostrar que é possível desenvolver, através da fisioterapia, um trabalho de recuperação e que diminui o problema causado pelo AVE. Fiz a pesquisa, apliquei e consegui resultados para a paciente", explica. "É uma honra poder apresentar o projeto para o país e ainda levar o nome do nosso município para um prêmio nacional", comemora a fisioterapeuta, que recebeu o troféu em Brasília e tem seu projeto publicado no site do Ministério da Saúde e também em revistas do SUS.

Há 10 anos o Ministério da Saúde premia projetos com o objetivo de valorizar os pesquisadores e suas pesquisas, indispensáveis para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no país. Os projetos inscritos são trabalhos de conclusão de cursos de especialização. Classificam-se os pesquisadores que apresentam trabalhos que realmente podem ser aplicados e contribuem com a saúde pública.

Para o secretário de Saúde, Giovani Ribeiro Lopes, o prêmio mostra a qualidade dos servidores públicos do município. "Frequentemente a administração municipal de Piratuba é premiada ou convidada a apresentar projetos que se destacam no país. Esta premiação da nossa fisioterapeuta é mais um exemplo de temos profissionais capacitados e dedicados para atender os munícipes", destaca.