A entrega das chaves das 29 casas para as famílias contempladas pelo Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida no residencial Nova Brasília, nesta sexta-feira pela manhã, foi carregada de emoção e alegria. Autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e famílias beneficiadas comungavam do mesmo espírito. Todos estavam satisfeitos e felizes. "Um governante deve sempre pensar em tudo, principalmente nas famílias de baixa renda. E a parceria do Poder Público Municipal com o Governo Federal só podia dar certo", disse o prefeito João Girardi em seu discurso.
Segundo o prefeito, todos os bairros do município são visitados frequentemente para conhecer mais de perto a realidade em que vivem. "Com a entrega destas casas e as 205 que estão para ser entregues, estamos consolidando mais um passo dentro do que nos propusemos: dar dignidade às famílias de baixa renda", disse o prefeito. Girardi anunciou que já está fazendo a verificação de áreas para a instalação de mais moradias dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. "O poder público municipal está demonstrando mais uma vez o carinho que sente pelas famílias que necessitam de auxílio".
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal do Oeste de Santa Catarina, Ricardo Bier Tróglio, disse que o Governo Federal se preocupou em criar um programa para oferecer moradia para as famílias de baixa renda. "Este programa deu muito certo e a parceria com a Prefeitura Municipal é de extrema importância. Sem ela, seria impossível concretizá-lo". Segundo o vice-prefeito Neuri Santhier, a vontade política é o principal ingrediente para a realização de projetos como este. "Para concretizar o sonho da casa própria a quem não teria condições de conquistá-lo depende de uma política que busque o desenvolvimento econômico com a inclusão social", salientou em seu discurso.
EMOÇÃO
Uma das famílias beneficiadas, Marli Gasperin, recepcionista do Hospital São Francisco, pediu para falar em nome dos moradores do Residencial Nova Brasília. Ela disse estar vivendo um momento de muita emoção. "Hoje é o dia da realização do meu sonho. Nem acredito que agora tenho um lar para criar meus filhos. Tenho certeza de que seremos muito felizes aqui". Seu depoimento emocionou várias pessoas presentes na cerimônia de entrega das chaves. O casal, Rosalina da Silva e Antenor Maximino Giordani, recebeu a chave simbólica em nome de todas as famílias e logo depois foram até sua casa. As famílias beneficiadas se dirigiram nesta tarde de sexta-feira à Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação para encaminhar a instalação de energia elétrica e abastecimento de água. Cada família quitará a casa em 120 meses, comprometendo apenas 10% de sua renda bruta.