Projeto de Engenharia Rodoviária do Contorno Viário Sul de Seara terá 10 km de extensão
A Administração Municipal de Seara realizou na quarta-feira, 14 de Março, a apresentação do estudo prévio do contorno viário. Pelo exposto, o contorno iniciará na SC 155, em Linha Bernardi, até a SC 283 próximo ao trevo de acesso à Xavantina. O projeto visa principalmente o desvio do tráfego pesado do centro da cidade, devido ao forte relevo da região. Para a execução da obra o investimento pode chegar a R$ 13 milhões. A empresa Bauer Engenharia, vencedora da licitação, deve concluir o projeto em até 60 dias, o investimento é de R$ 139.950,00 com recursos próprios e vinculados ao Governo Federal.
De acordo com o coordenador do projeto Everton Fabian Bauer, "o acesso atual à cidade de Seara tem inclinação superior a 12%, sendo que o máximo permitido é de 9%. O contorno viário terá no máximo 6% de inclinação e ainda, alguns trechos terão terceira pista, com faixas de três metros e acostamento de 1,5 m, garantindo a segurança necessária aos motoristas". O estudo do traçado é desenvolvido com base nas características técnicas previstas nas normas do DER/SC e adequado aos estudos ambientais, geológico, geotécnico e o projeto de engenharia topográfica cartográfica.
A Prefeita Laci Grigolo destaca que com o projeto em mãos, "o próximo passo é buscar recursos junto ao Governo Estadual e Federal para inicio da obra". As tratativas para solução da problemática que envolve a Rua Três de Abril iniciaram ainda em 2009. Neste período, audiências públicas foram realizadas, também foram encaminhados pedidos para arrecadar recursos para o projeto. "Este é um passo extremamente importante para a solução efetiva do problema envolvendo a Rua Três de Abril. O contorno salvará muitas vidas e proporcionará mais segurança à população searaense, assim como para os motoristas que trafegam pela rodovia", destaca a Prefeita.