Livro conta história das comunidades do interior de Piratuba

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Lançamento aconteceu na sexta-feira no município

 

A história do interior agora pode ser encontrada em um livro. O "Rememórias das Comunidades de Piratuba" foi lançado na noite desta sexta-feira, 24, no Centro de Eventos. A produção faz parte do projeto "Centenário", que resgata a história do município.

As mais de 200 páginas contam com detalhes a história das 16 comunidades do interior de Piratuba. Numa ordem cronológica, o livro mostra o surgimento, transformações e os dias de hoje de cada localidade. Os textos foram produzidos a partir de entrevistas feitas com moradores idosos. A equipe do projeto iniciou o trabalho ainda em 2009. "O objetivo é resgatar e manter viva a história do interior do município, pois não havia ainda nenhum registro das comunidades. Foi um trabalho de equipe, através do projeto do Centenário, que faz o resgate da história dos 100 anos de colonização da Vila do Rio do Peixe, nome dado a Piratuba antes da emancipação", explica responsável pelas entrevistas e redação, Cleci Ferraz da Costa, que é professora na rede municipal de ensino. A antiga Vila, que originou Piratuba, completou 100 anos em 2010.

Exemplares foram distribuídos para autoridades, pessoas que fazem parte do projeto, representantes de todas as comunidades, Clubes de Mães e colaboradores. Também serão disponibilizados nas escolas de Piratuba e nas universidades da região. "Além de beneficiar os alunos e professores, que têm mais uma fonte de informação, o livro passa a ser um documento histórico do nosso município, produzido com pesquisa da nossa própria equipe da Educação", comenta o prefeito, Adélio Spanholi. "A administração incentiva projetos deste gênero, que buscam manter vivas as origens de Piratuba. Além deste livro temos produção de filmes nas escolas e demais trabalhos independentes, como os documentários do Kerb, festa alemã e mais tradicional de Piratuba, documentário do Trem de Ferro e as histórias da ferrovia que originou a Vila do Rio do Peixe, as duas edições do livro "Piratuba Terra Boa", em fim, estes trabalhos precisam ser valorizados, pois contribui com a história de Piratuba", completa Spanholi.