Concórdia – Prefeito decreta Estado de Emergência devido à estiagem

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito municipal de Concórdia, João Girardi,  decide decretar estado de emergência devido à estiagem que assola o município. "Na verdade, é uma medida necessária de prevenção. Mas, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Agricultura já vêm recebendo pedidos para entrega de água na cidade e interior. Também temos dados de que há perda de cerca de 25 a 30% da produção de grãos", adiantou o prefeito. O decreto será enviado à Defesa Civil do Estado assim que forem feitos os levantamentos e comprovações exigidos na documentação.

 

A decisão foi tomada na reunião com membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Agricultura e representantes de outras entidades como a Epagri. "O objetivo foi realmente traçar um diagnóstico da situação, ouvindo os vários setores", explicou o prefeito. Segundo o secretário Antonio Colussi, trata-se de uma situação que ainda não se detecta visualmente. "Ocorreram chuvas, mas não o suficiente para as plantações e mananciais de água".

 

Além da perda na produção de grãos, há também a detecção de que o leite produzido é de baixa qualidade, com pouca proteína, devido ao pasto que sente a falta de água. "O problema reflete em toda a cadeia alimentar, atingindo a produção de frutas e hortaliças", acrescenta o prefeito Girardi. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, agora respondendo também pela Defesa Civil, Glaucemir Grendene, os prejuízos poderão crescer ainda mais nos próximos dias se não chover.

 

A utilização de cisternas para armazenamento de água seria uma das saídas (para futuros períodos de seca) aos produtores rurais para uso nas lavouras e também para os animais. Os poços artesianos resolveram parte dos problemas em muitas propriedades rurais. "Mas, usar esta água potável para molhar a plantação e abastecer os animais é um crime", adianta o Mauri Peixe, da Epagri.

 

Segundo o secretário Colussi, é preciso proteger as fontes superficiais de água já existentes. As máquinas da Secretaria de Agricultura estão à disposição para abertura de novas fontes. Para o prefeito João Girardi, todas as medidas preventivas agora são importantes. Desde o uso responsável de água potável. "Temos que trabalhar coletivamente. Cada um fazendo a sua parte, estaremos protegendo a todos", reforça.

 

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Concórdia

www.concordia.sc.gov.br

Jornalista Responsável: Gina Pontes

MTb/SC-000716