Reunido com a Comissão Municipal da Defesa Civil, o prefeito Adélio Spanholi, decretou na tarde desta sexta-feira, dia10, Situação de Emergência no município. A estiagem que já castiga outros municípios da região, também está causando prejuízos no meio rural de Piratuba.
Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri, a bovinocultura de leite e o milho já registram queda de cerca de 30% na produção. A falta de chuva prejudicou a pastagem do gado e as plantações de milho. "A produção de leite é a principal atividade do interior de Piratuba, com mais de 80% das famílias inseridas e o milho também é uma atividade forte, ambas já têm prejuízos devido à estiagem", destaca o prefeito.
Mais de 30 famílias já estão recebendo água nas propriedades, transportadas pelo caminhão pipa da prefeitura. "Mais de 10 viagens são feitas por dia para levar água e amenizar o impacto da estiagem, estamos fazendo o possível para atender todos os pedidos", comenta o secretário de Obras, Augusto Buselato.
O interior do município conta com poços artesianos e mais de 130 mil metros redes de distribuição de água, instalados pela prefeitura. Mesmo assim algumas propriedades ficaram sem água. Além de continuar levando água, o trabalho agora será o de aprofundar mais alguns dos poços.
ASCOM Piratuba