Nos próximos dias o prefeito João Girardi assinará a Ordem de Serviço para início dos trabalhos da indústria Líder Materiais Elétricos Ltda., que será instalada no Aterro Sanitário e industrializará o lixo reciclável. O contrato de concessão de uso da estrutura já existente e que pertence à Administração Municipal será validado por 10 anos. A empresa dará um novo destino ao lixo reciclável encontrado em meio ao orgânico e que é levado ao aterro.
Segundo o prefeito João Girardi, a intenção é colaborar com o meio ambiente de forma mais concreta e sensibilizar a população para a separação do lixo reciclável do orgânico. "O lixo passará por uma triagem e transformação. Além de estarmos fazendo um trabalho ecologicamente correto, também é uma forma de gerar empregos. Inicialmente são 25 novos empregos. Mais tarde chegará a empregar cerca de 50 pessoas", adiantou o prefeito.
O serviço de coleta do lixo em Concórdia chega a descarregar 1. 100 toneladas de lixo por mês. "Todo este lixo, que não é separado pelas pessoas, vai para o aterro. Agora, terão a separação correta e serão destinados à indústria que produzirá cordas, mangueiras, eletrodutos, conexões elétricas, entre outros produtos", revela o prefeito João Girardi.
Das 1.100 toneladas, 200 serão recicladas no barracão, o que vai reduzir em torno de 60% do volume de lixo no aterro sanitário. "Isto significa menos lixo, ocupando muito menos espaço, o que aumenta a vida do Aterro Sanitário", explica o prefeito. A prefeitura deixa à disposição da indústria um barracão de 4.200 m², que será ocupado para a triagem do reciclável e orgânico. A indústria será responsável pela sua instalação e estruturação.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716