De 8 a 12 de fevereiro Piratuba será palco para os melhores enxadristas de Santa Catarina. Os competidores disputam a final do 57º Absoluto de Xadrez na cidade das termas. São 20 competidores que passaram por quatro etapas semifinais e agora vão brigar pelo primeiro lugar durante cinco dias.
Nomes conhecidos estarão nos tabuleiros de Piratuba. Dentre os atletas classificados, também foram convidados e poderão estar no município, os quatro "Grandes Mestres" (GM`s) brasileiros, federados por SC, que são; Geovanni Vescovi, "número1" do Brasil e sete vezes campeão brasileiro, Henrique Mecking (Mequinho), Felipe El Debs e Everaldo Matsuura. "Mais uma vez conseguimos trazer um grande evento para Piratuba, não pelo número de participantes, mas pela importância da competição, que é a final de uma disputa estadual", comemora o diretor de Esportes de Piratuba, Dilceu Feltes. "Temos que ressaltar esta parceria que temos entre prefeitura, Departamento de Esportes e Associação de Hotéis. Além do local das disputas, que será sala de convenções da Pousada Romântica, a Associação vai disponibilizar a hospedagem e refeição para os atletas e dirigentes durante os dias de competição", ressalta Feltes.
Os cinco primeiros colocados dividem o prêmio de R$ 3 mil. De acordo com o diretor da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Chrestani, Piratuba oferece as condições ideais para a disputa. "Esta não é a primeira vez que realizamos competição na cidade e estamos voltando devido à estrutura, organização e parceria oferecidas, além dos atrativos do local. Os atletas aprovam e inclusive trazem familiares", comenta.