Resultado foi divulgado nesta terça-feira pela Fesporte
A estrutura dos ginásios de esportes, pistas de bolão, canchas de bochas, Centro de Eventos, rede hoteleira e o parque termal de Piratuba fizeram a diferença na votação dos conselheiros que escolheram o município para ser sede dos Jasti (Jogos Abertos da Terceira Idade) de Santa Catarina em 2012.
Foram 18 conselheiros que analisaram as estruturas e optaram por Piratuba, que recebeu 11 votos e foi escolhida em "primeiro turno". Para sediar os jogos os municípios candidatos necessitavam de mais de 50% dos votos, ou haveria eliminação dos menos votados com uma segunda rodada. "Nós temos estrutura, e queríamos trazer esta disputa estadual pra cá, é um evento esportivo que vai movimentar Piratuba e vamos fazer aqui uma edição inesquecível para os atletas", comemora o prefeito Adélio Spanholi.
Ainda em agosto, membros da Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), vistoriaram os locais disponíveis para as competições. Além de apresentar a estrutura local, Spanholi também defendeu a candidatura de Piratuba nas reuniões de conselho dos Jasti. "Estivemos em São Miguel do Oeste durante os Parajasc, fomos nos Jogos Abertos em Criciúma, participamos em todas as reuniões e conseguimos, Piratuba é sede", destaca.
Além de Piratuba, estiveram na disputa, os municípios de Gravatal que fez quatro votos e Itá que ficou com três E Nova Trento que não pontuou. Para o secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Paulo Pastore, essa foi uma conquista importante para toda a região. "Essa vitória de Piratuba demonstra a capacidade do município na realização de grandes eventos. Quero parabenizar o prefeito Adélio Spanholi e toda a sua equipe por essa importante conquista. Com certeza a realização dos Jogos Abertos da Terceira Idade no próximo ano, irá fomentar ainda mais o turismo de Piratuba e de toda a região", comenta Pastore.
Os jogos serão realizados de 24 a 28 de abril e devem movimentar a economia em Piratuba. A edição deste ano, por exemplo, que foi realizada em Timbó, mobilizou mais de 1.600 atletas da Terceira Idade, de 142 cidades do Estado.
As modalidades: Os atletas da Terceira Idade vão disputar medalhas e troféus nas seguintes modalidades; Dominó, Canastra, Truco, Dança de Salão, Dança Coreografada, Bolão e Bocha.