Unidade de Suporte Básico do SAMU atenderá cerca de 45 mil pessoas da regional de Seara A Administração Municipal de Seara realiza nesta quarta-feira, 30 de Novembro, às 18 horas na sala de reuniões do Hospital São Roque, o ato solene de implantação do serviço de atendimento da Unidade de Suporte Básico do SAMU. Na oportunidade terá também a assinatura do convênio com os oito municípios de abrangência da regional de Seara, e que irão usufruir dos serviços. Antes da solenidade oficial, os profissionais que irão trabalhar com a ambulância estarão no Hospital São Roque para apresentar o local de trabalho e a Unidade de Suporte Básico. Já na quinta-feira, os serviços de atendimento iniciam.
A Prefeita Laci Grigolo destaca a importância da implantação do serviço de urgência e emergência não somente para Seara, mas para toda a região. “Sempre priorizamos a área da saúde no município, e agora mais esse compromisso com a população searaense está sendo cumprido. Com a ambulância do SAMU Seara se firma como referência regional, se tornando um micro polo de saúde. A USB vai beneficiar um total de 45 mil pessoas, dos municípios de Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina”.
A Secretária da Saúde Kerstin Lohmann conta que “a implantação do serviço é um orgulho para nós e uma conquista de toda a população, pois irão usufruir do atendimento sério e competente de profissionais capacitados”. Para receber o atendimento é necessário ligar para 192, mas quem determina se vai ter o deslocamento é a gerência de Joaçaba. “A orientação é que a população somente busque os serviços em casos de urgência e emergência”, explica Kerstin. Seara recebeu a ambulância em 2010 do Governo Federal, e a manutenção será custeada pelos oito municípios mensalmente, sendo R$ 0,16 por habitante.
Profissionais treinados Os quatro motoristas socorristas e quatro técnicos em enfermagem, aprovados no processo seletivo passaram por treinamento no inicio do mês, em Joaçaba com equipe habilitada no socorro às vítimas. No dia 21 de Novembro, a equipe teve nova capacitação em Seara, onde receberam técnicas para atendimento de urgência e emergência. “Os treinamentos são muito importantes, pois quem vai trabalhar no SAMU, deve estar preparado para lidar com situações difíceis e que exigem conhecimento, prática e cuidado no socorro às vítimas”, comenta Kerstin.