Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar para Concórdia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito João Girardi recebe em Brasília, nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. Um reconhecimento aos prefeitos que se destacaram na gestão dos recursos públicos voltados à alimentação escolar em 2010.
 Este é o segundo ano que a Prefeitura Municipal recebe premiação na área da alimentação escolar. “A Administração Municipal tem como uma de suas prioridades a saúde e o bem estar de suas crianças. E sempre fomos reconhecidos por este trabalho”, lembra o prefeito Girardi. Concórdia está entre os 22 municípios premiados no País, sendo que 1.082 se inscreveram ao prêmio. A cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar ocorrerá em Brasília, a partir das 9h15 da manhã. Participarão ministros de Estado, autoridades e empresários associados à Ação Fome Zero. Está prevista a presença da presidenta da república, Dilma Rousseff.
As categorias das prefeituras premiadas serão conhecidas durante a cerimônia.
No mês de outubro, técnicos e pesquisadores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também do centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (CECANE) passaram um dia inteiro coletando dados e visitando três escolas municipais de Ensino Fundamental e três CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil).
O método de avaliação do Prêmio baseia-se na análise das informações fornecidas pelos gestores públicos sobre quatro aspectos da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e são eles: administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social, ações de valorização profissional de merendeiras e o quadro evolutivo destes municípios nestas ações entre 2009 e 2010, uma novidade neste ano.
A premiação terá as seguintes categorias regionais: Pequenas Cidades; Médias e Grandes Cidades; Valorização Profissional das Merendeiras; e Merenda Indígena e/ou Quilombola. Além das categorias acima, será premiado um município em “Projeto Destaque do Seminário”, três municípios que desenvolvem projetos de merenda com produtos orgânicos da agricultura familiar e outro com projeto de merenda com produtos da sociobiodiversidade.

As práticas premiadas podem servir de modelo para outras cidades do país e as selecionadas serão colocadas no “Observatório de Boas Práticas”, do portal da Ação Fome Zero: www.acaofomezero.org.br.

 

ASCOM Concórdia