Profissionais da Saúde de Piratuba participaram, na última semana, em Florianópolis, do "V Encontro Estadual de Saúde da Família". Aperfeiçoamento das práticas profissionais em Atenção Básica, e demonstração de resultados foram os principais objetivos. Municípios apresentaram projetos desenvolvidos na saúde com demonstração de resultados. Na pauta também estiveram assuntos do PMAQ (Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
De Piratuba estiveram no encontro, médicos, enfermeiras, técnicos e agentes comunitárias. "Esta troca de experiência é importante, é bom conhecer novos projetos e novas práticas. Fizemos questão de oportunizar a participação das agentes comunitárias de saúde, pois elas é que estão em contato direto com a população e fazem o elo com a Secretaria de Saúde", comenta o secretário de Saúde de Piratuba, Giovani Lopes Ribeiro.
Atualmente o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município conta com duas equipes que atuam na cidade e no interior atendendo 100% da população em Piratuba. Estes atendimentos são feitos na Unidade Mista de Saúde ou em domicílio, dependendo da situação. Através do ESF outros programas funcionam, como; o de "Acompanhamento de Diabéticos e Hipertensos", "Hidroterapia", "Acompanhamento pré-natal", "Programa de Hortas Caseiras", entre outros.