Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal avaliou os 5.564 municípios brasileiros nas áreas de emprego e renda, saúde e educação
A população searaense tem muito a comemorar, Seara conquistou o terceiro melhor índice da saúde no Estado e em nível nacional está na posição 66°. É o que revela o estudo sobre desenvolvimento humano das cidades brasileiras, que compara os municípios com base no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM 2009, levando em conta o acesso da população à saúde, educação e emprego formal. Entre os 293 municípios catarinenses, numa escala que varia de 0 a 1, Seara ficou entre os três melhores na área da saúde, com índice de 0,9735, ficando inclusive acima da média estadual, que é de 0,8494.
O indicador foi criado para medir a evolução do país e a gestão das prefeituras, com metodologia similar ao da ONU para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano. O índice consolidado de Seara é de 0,7660, ficando em 37º lugar na escala estadual, e no âmbito nacional, ocupa a 474ª posição. Na área da educação, Seara ficou com o índice 0,7988 e no emprego e renda o percentual é de 0,5255. Os municípios que ficaram à frente de Seara na área da saúde são, Vargeão (0,9811) e Serra Alta (0,9748).
A Prefeita de Seara Laci Grigolo destaca que o resultado reflete os avanços que o setor da saúde apresenta. "A área da saúde está mudada, o aumento no número de medicamentos e de médicos, a construção do Centro de Saúde, que vai ser referência na região, a implantação do SAMU, que nesse mês deve entrar em funcionamento, são algumas das inúmeras conquistas dos searaenses nesta área. A saúde sempre foi prioridade da Administração Municipal, ficamos orgulhosos, pois demonstra a melhoria da qualidade de vida de toda a população".
A Secretária da Saúde Kerstin Lohmann comenta que o esforço de toda a equipe está sendo reconhecido. "Estar entre as três melhores de Santa Catarina representa para nós, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no município, principalmente na área preventiva. A equipe das agentes comunitárias da saúde nos permite um vínculo com 100% da população, o que faz muita diferença. Muito está se fazendo e a saúde de Seara já é modelo, tanto em nível estadual, quanto nacional". No ranking por estados, Santa Catarina ficou na quarta colocação, a mesma colocação da capital Florianópolis entre as capitais mais bem posicionadas.