Bullyng: Tema será debatido nas escolas
Representantes da Secretaria Municipal da Educação de Seara participaram em Chapecó, do Curso Kidpower Intensivo sobre Bullying. O evento realizado na semana passada foi organizado pela através da Assembléia Legislativa do estado, e era direcionada aos profissionais e estudantes da área de pedagogia, psicologia, enfermagem, direito, assistentes sociais, educadores, agentes da área da infância e juventude, pais e cuidadores.
De acordo com a Secretária da Educação Rosana Tochetto Petry, “o curso trouxe aos participantes, as ferramentas necessárias para lidar com bullying de forma efetiva. A partir do estudo, cada profissional vai trabalhar o tema em sua escola”. Foram 10 vagas disponibilizadas para educadores das escolas municipais e SDR de Seara.
BULLYING
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas, podem sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional da vítima.