A Administração Municipal de Seara realizou na quinta-feira, 17 de Fevereiro, o credenciamento das oito Associações de Máquinas do Município para realizar serviços de máquinas e equipamentos para agricultores. Onde o produtor beneficiado terá anualmente, subsídios de 50% até o limite de 10 horas. O investimento anual da Secretaria da Agricultura será de aproximadamente 240 mil.
A lei n°1626 que prevê os subsídios foi aprovada no final de 2010 pela Câmara Municipal de Vereadores, e visa o incentivo a produção agropecuária. Para as atividades de silagem, gradagem de solo para incorporação de sementes, transportes e distribuição de adubo líquido e seco e, distribuição de calcário e insumos.
O produtor, para receber o benefício deverá agendar o trabalho na Associação ou Intendência, e para a execução do serviço, apresentará requisição fornecida pela Secretaria da Agricultura. Esta, só será fornecida se não estiver em débito com a Fazenda Municipal, ser titular de bloco de produtor rural de Seara e possuir INCRA no registro da propriedade. A autorização tem validade de 90 dias, assim, todo inicio de mês a Associação presta contas e depois do dia 20 são pagos os subsídios dos serviços prestados.
O Programa Agricultura Moderna da Secretaria Municipal da Agricultura prevê uma série de benefícios para os agricultores. O Secretário da Agricultura Fredy Mueller explica que, "no ano passado, foi trabalhado mais a parte de revitalização das associações de máquinas e intendências que estavam debilitadas na parte de máquinas. Neste ano estamos iniciando o processo de subsídios para agricultores, relacionados a 50% de determinados trabalhos, até o limite de 10 horas/ano".