SUS: Consultor dá dicas de como melhorar atendimento

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Treinamento
ocorreu nesta quinta-feira.

O
consultor na área de saúde, Norival Raulino da Silva, coordenou um treinamento
na tarde de quinta-feira, dia 23, no auditório da Associação dos Municípios do
Alto Uruguai Catarinense (AMAUC).  Ele abordou o tema “Inovação na área de
saúde”.  Silva orientou os secretários e técnicos sobre como melhorar o
atendimento à população e de que forma é possível facilitar o acesso do usuário
do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O
consultor assinala que é necessário profissionalizar a gestão. “É preciso que
haja uma inversão de gestão para governança no âmbito do SUS".  Silva
sugere uma agregação de valor do ponto de vista institucional. “Existe a
necessidade de que se encontrem mecanismos para que os serviços prestados à
sociedade sejam reconhecidos e, dessa forma,  os eventuais conflitos, que
são em menor número, não sejam mais importantes que o atendimento que é
disponibilizado ao público.

Para
que esses conflitos sejam superados,  os municípios devem buscar meios de
agilizar os serviços aos usuários. Uma das formas de tornar o atendimento mais
eficiente é orientar a população para que todos os cidadãos saibam como é
possível ter acesso à gama de procedimentos que é garantida através do
SUS.  Evitar filas e senhas  é um outro ponto fundamental para
otimizar a relação com os usuários.

Conforme Norival Raulino da
Silva,  não falta dinheiro para a área de saúde o que falta é planejamento
por parte dos gestores. “Falta profissionalismo”, resume. De acordo com Silva,
 o Sistema Único de Saúde tem garantias de resolução para cerca de 60% das
demandas da população.  O próximo passo do trabalho desenvolvido pelo
consultor será o atendimento individual nos municípios interessados em
aprimorar os serviços do SUS