You are currently viewing AMAUC completa 38 anos nessa quarta-feira (7)

AMAUC completa 38 anos nessa quarta-feira (7)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

AMAUC – 38 ANOS A SERVIÇO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE

 

 

"Prestar serviços de qualidade aos municípios associados, visando à excelência administrativa, o desenvolvimento regional integrado e sustentável, proporcionando melhor qualidade de vida à população".

 

É com esta missão que a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), comemora seus 38 anos de fundação.

 

O sucesso alcançado durante todos esses anos é fruto do trabalho suprapartidário conduzido pelos Prefeitos dos municípios que integram a Associação, do excelente trabalho realizado pelo quadro de pessoal, composto de colaborados dedicados e com elevada capacidade técnica e, ainda, graças às parcerias realizadas com diversas entidades, instituições e empresas, em prol do desenvolvimento da região.

 

 

BREVE HISTÓRICO:

No dia 07 de maio de 1976 os Prefeitos dos municípios de Concórdia, Ipumirim, Seara, Xavantina e Itá, acreditando que através da integração de lideranças seria possível realizar mais pela população, fundaram a AMAUC.

 

Desde sua criação o principal objetivo é assessorar os municípios nas diversas áreas, visando à integração administrativa, econômica, social e o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional.

 

Atualmente são 16 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.

 

        Pelas ações desenvolvidas, a associação é uma entidade reconhecida em âmbito regional, estadual e nacional, como um canal para o fortalecimento de políticas de desenvolvimento municipal e regional.

 

Para prestação de serviços aos municípios, a Amauc conta com uma equipe técnica de profissionais altamente qualificados, que prestam serviços aos municípios nas mais diversas áreas, como: Administrativa; Contábil; Controle Interno; Movimento Econômico; Informática; Assistência Social; Assessoria de Imprensa; Engenharia; Arquitetura; Topografia; Desenho e Engenharia de Minas.

 

A associação atua em parceria com diversas entidades e participa de forma ativa nos diversos fóruns e conselhos instalados na região e no Estado de Santa Catarina, como por exemplo:

 

  1. Agência de Microcrédito Solidário do Alto Uruguai Catarinense – CRECERTO
  2. Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Mesorregião
  3. Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativa do Alto Uruguai Catarinense – Consórcio Lambari
  4. Conselho de Desenvolvimento Regional da 6ª SDR e 33ª SDR
  5. Conselho Municipal de Turismo do Município de Concórdia – COMTUR
  6. Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH
  7. Comitê da Suinocultura do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura da Região do Consórcio Lambari
  8. Núcleo de Informação Tecnológica – NIT
  9. Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann
  10. Comitê Regional de Microbacias
  11. Comitê do Rio Jacutinga
  12. Conselho Curador da Universidade Federal da Fronteira Sul

 

 

INICIATIVAS CONCRETIZADAS:

 

CONSÓRCIO LAMBARI:

Entre as ações realizadas, em 2001, a AMAUC fundou o Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativa do Alto Uruguai Catarinense – Consórcio Lambari, o qual tem como objetivo desenvolver programas de gestão ambiental participativa em nível de bacias hidrográficas, visando à melhoria das condições ambientais, qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da região. Em seu segundo ano de funcionamento recebeu o reconhecimento em nível nacional, eleito um dos cinco melhores projetos de organização regional, entre os mais de mil e duzentos participantes do prêmio Gestão Pública e Cidadania, promovido pelo BNDS e Fundação Getúlio Vargas. A mais de uma década o Consórcio Lambari atua na região e com muita dedicação conseguiu atender todos os objetivos que se propôs desde sua fundação, no evento que marcou os 10 anos da entidade foram planejadas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região para os próximos anos.

 

 

CRECERTO:

Ainda em 2001, a Associação coordenou a criação da Agência de Microcrédito Solidário do Alto Uruguai Catarinense – Crecerto. Com o foco de promover o desenvolvimento econômico, social e combate a pobreza, através da concessão de crédito, da criação, do crescimento e da consolidação de empreendimentos de pequeno porte dirigidos por pessoas de baixa renda.

 

Antes da criação da Crecerto, a Amauc foi uma das entidades pioneiras no trabalho voltado ao Microcrédito, participando da criação da Agência de Microcrédito Solidário do Oeste Catarinense – Credioeste, abrangendo da época mais de quarenta municípios.

 

 

 

COMITÊ DO RIO JACUTINGA:

No ano de 2003, a AMAUC e o Consórcio Lambari em parceria com diversas entidades e instituições da região, criaram o Comitê do Rio Jacutinga e Sub-bacias Contíguas, com o objetivo de discutir e propor formas de garantir água em quantidade e qualidade para as necessidades atuais e para as gerações futuras. Reúne os representantes do poder Público, dos usuários de água e da sociedade civil para planejar a gestão das águas das Bacias Hidrográficas da Região, hoje considerado um dos Comitês mais atuantes no Estado.

 

CIS/AMAUC:

Criado no ano de 2005 o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense – CIS/AMAUC veio com o objetivo de assegurar a prestação de serviços de saúde especializados, de referência e de maior complexidade em nível ambulatorial para a população dos municípios consorciados, de conformidade com as diretrizes do SUS, assegurando o estabelecimento de um sistema de referência e contrarreferência eficiente e eficaz.

Através do Consórcio de Saúde são realizadas capacitações dos servidores e técnicos municipais da área de saúde. Realiza licitações consorciadas para aquisição de medicamentos, bom como de qualquer outra demanda que os municípios necessitem, como foi o caso do Plano Municipal de Habitação e Interesse Social e do Plano Diretor, com o objetivo de reduzir custos dos municípios.Também é responsável pela contratação de Nutricionistas para atender a demanda dos municípios.

 

CONSÓRCIO INTEGRAR:

Criado em agosto de 2007 o Consorcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural – Consórcio Integrar atende os municípios de: Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba, Piratuba e Presidente Castello Branco. Foi para auxiiar na melhoria da infra-estrutura urbana e rural dos municípios consorciados. Através do consórcio é possivel promover o compartilhamento ou uso em comum de instrumentos, máquinas, equipamentos e veículos e contratação de pessoal para gestão associada de serviços públicos e de interesse comum; ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais; combate a sinistros, busca e salvamento de bens.

 

CASA LAR PEQUENO PRÍNCIPE:

Criada no ano de 2009 para atender as necessidades dos municípios de Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul. A finalidade do Consórcio é prestar serviço sócioassistencial de alta complexidade, servindo de abrigo para crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omisão ou abuso dos pais ou responsáveis e em razão de sua conduta.

            A casa foi projetada pela equipe de Engenharia e arquitetura da Amauc para atender 16 crianças e adolescentes e esta funcionando no município de Lindóia do Sul, podendo atender a demanda de outros municípios da região.

 

 

MESOMERCOSUL:

Participação na criação do Fórum da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, hoje MESOMERCOSUL, que envolve mais de quatrocentos municípios dos três estados do sul. Atualmente o Secretário-Executivo faz parte da presidência do citado Fórum. Cabe destacar, que foi através do Fórum da MESOMERCOSUL que se deu início ao processo que culminou com a criação da Universidade Federal Fronteira Sul.