O Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Christiano Lopes de Oliveira, esteve em Concórdia na tarde de hoje (08), para a solenidade de lançamento do programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina, com a entrega dos dados geoespaciais dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.
Estiveram presentes no evento os Prefeitos e Vice-Prefeitos dos 16 municípios que integram a região da Amauc, para receberem os HD's com os dados geoespaciais. O levantamento Aerofotogramétrico Digital iniciou no ano de 2008, sendo acelerado em 2011, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O processo foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), através da diretoria de Recursos Hídricos.
A base cartográfica possibilitará conhecimento detalhado do território, auxiliando a gestão pública de forma sustentável, podendo ser utilizada em diversas áreas como na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento das áreas para cultivo, entre outras finalidades. Esta será uma ferramenta de extrema importância para os municípios, visto que permitirá ao poder público promover o desenvolvimento de seu município com maior qualidade informações e mapeamento.
O Presidente da Amauc, Prefeito de Piratuba, Claudirlei Dorini, falou da importância do levantamento para os municípios da região, "com este levantamento em mãos os municípios terão mais facilidade na hora da elaboração dos projetos. Os dados mostram detalhes de toda área urbana e rural, os quais irão auxiliar os trabalhos dos gestores".
Representando o Secretário de Estado, Paulo Bornhausen, o Chefe de Gabinete, Christiano Lopes de Oliveira, informou que o Estado contratou três aeronaves para fazer este trabalho, que ficaram dois anos realizando fotos em todos os Municípios Catarinenses. "Este material vai permitir que os prefeitos não trabalhem somente com estimativas, mas com informações mais próximas da realidade".
O coordenador do programa o engenheiro cartógrafo da SDS, Thobias Furlanetti, destacou que dentre os objetivos do levantamento aerofotogramétrico para conhecer o território para poder melhor gerir estão: implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos – Lei 9.748/94; atualizar a base de dados geoespaciais do Estado anteriormente datada das décadas de 70 e 80 nas escalas de 1:50.000 e 1:100.000; padronizar a cartografia planimetrica e altimétrica do Estado na escala de 1:5.000; e prover segurança jurídica em análises espaciais em âmbito urbano e rural. O projeto buscou qualidade e precisão das informações. O programa gera quatro produtos: Aerofotografias, Modelos Digitais Altimétricos, Ortofotomosaicos e Sistema Hidrográfico.
O Chefe de Gabinete, Christiano Lopes de Oliveira, aproveitou a ocasião para anunciar que o Estado já possui o número de quantos municípios precisam do Plano de Resíduos Sólidos, informando que a Secretaria deverá financiar todos os municípios catarinenses na elaboração do plano municipal de resíduos sólidos. O plano é uma exigência legal para que os municípios possam acessar recursos nesta área.