Há 33 anos à frente do Municipalismo Catarinense
A Federação Catarinense de Municípios – FECAM comemora nesta quarta-feira (03), o 33º ano de atuação pelo fortalecimento dos municípios e do movimento municipalista. Em comemoração à data, o Conselho Executivo da entidade, composto pelo seu presidente, vice-presidentes e secretárias, estará reunido, em Florianópolis. A reunião ocorre na sede da FECAM, dia 03 de julho, a partir das 11 horas.
Além do almoço comemorativo, as autoridades discutirão sobre a construção da nova sede, o trabalho da FECAM pela implementação da Lei da Transparência e da Lei de Acesso à Informação, e as deliberações da XVI Marcha de Prefeitos a Brasília, que ocorre cinco dias depois e tem como tema central o desequilíbrio federativo e a crise nos municípios. "Precisamos trazer à tona uma questão há muito reivindicada pelos municípios que é o pacto federativo e a reforma tributária", comenta o presidente da entidade e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
A FECAM, como representante dos municípios de Santa Catarina, leva também para o encontro entre prefeitos com a bancada catarinense do Congresso Nacional durante a Marcha as reivindicações apontadas como prioritárias para o desenvolvimento do estado, como a duplicação da BR 470 e BR 280, Anel Viário da Grande Florianópolis, implantação das ferrovias Leste/Oeste e Translitorânea Sul, além de endossar o coro pelo aumento das receitas municipais provenientes das transferências constitucionais.
História – Há mais de três décadas a FECAM dedica-se à defesa dos interesses do municipalismo. A entidade, em parceria com as 21 Associações de Municípios catarinenses, tem ações relevantes em favor dos municípios, representando-os político-institucionalmente, unificando-os em prol do movimento, trabalhando pelo desenvolvimento regional sustentável e intervindo em favor da constante melhoria da gestão pública municipal.