Sistema Nacional de Cultura é foco do III Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Sistema Nacional de Cultura é foco do III Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Gestores municipais da área cultural de todo o estado estarão no município de Piratuba, entre os dias 22 e 24 de maio, participando do III Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC e da AMAUC.

Este é o primeiro evento voltado aos gestores municipais da área após a homologação, em outubro de 2012, do Sistema Nacional de Cultura. O Sistema Nacional pressupõe a ação conjunta dos entes federativos visando a democratização da área, promovendo, entre outras coisas, o acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

"O SNC estrutura toda a política pública da área da cultura, definindo as competências dos municípios na gestão cultural a partir da assinatura com o Ministério da Cultura – MinC", explica Raquel Rodrigues, assessora de turismo e cultura da FECAM, "frente a esta realidade, os gestores terão no Fórum um espaço para debater perspectivas e desafios para os municípios neste momento", completa a assessora.

A programação traz o diretor de Programas Integrados e Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura- MinC, Bernardo Machado; traz também a representante do MinC na região sul, Margarete Moraes. Entre os assuntos em debate, a cultura para o desenvolvimento da cidadania, Conferências municipais, gestão do patrimônio, planejamento e legislação orçamentária na gestão da cultura, audiovisual e o desenvolvimento regional, entre outros.

"O Fórum se constitui num espaço importante no ano onde o foco será dado especialmente à nova gestão e ao revigoramento do trabalho daqueles reconduzidos aos cargos", reforça a presidente do CONGSC e secretária de cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas.

Programação completa em www.egem.org.br