CAIXA REALIZA SEMINÁRIOS TÉCNICOS COM PREFEITURAS DE SANTA CATARINA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

CAIXA REALIZA SEMINÁRIOS TÉCNICOS COM PREFEITURAS DE SANTA CATARINA

Treinamento é para municípios que desejam receber recursos federais e precisam elaborar bons projetos


Seminário CAIXA com prefeituras da região da AMAUC
Data: 23 de abril de 2013 (terça-feira)
Abertura: 8h30
Local: Auditório da Universidade do Contestado (UNC)
Endereço: Rua Victor Sopelsa, 3000 – Bairro Salete – Concórdia – SC

A Caixa Econômica Federal realiza neste mês de abril, uma série de seminários e oficinas sobre assistência técnica e desenvolvimento urbano para representantes das prefeituras da região Oeste de Santa Catarina. Ao todo serão nove encontros, que acontecerão nas cidades sedes das associações de municípios, e terão duração de um dia. A ação vai envolver as equipes técnicas da engenharia e do serviço social das prefeituras, os gerentes municipais de convênios e os prefeitos de 127 municípios da região. Já aconteceram encontros em Xanxerê, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Videira, Campos Novos e Joaçaba.
O próximo evento acontecerá, nesta terça-feira (23), em Concórdia, e contará com a presença das 16 prefeituras vinculadas à Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC): Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Ita, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.
Paralelo aos seminários técnicos acontecerão reuniões da CAIXA com os prefeitos, nas quais serão tratados assuntos relativos a verbas federais geridas pelo banco.
O objetivo da ação é orientar prefeitos e equipes técnicas das prefeituras sobre a importância da constituição de uma política de desenvolvimento urbano sustentável, além de mostrar do relacionamento entre o município e a CAIXA. "A participação dos técnicos é imprescindível, para a ampliação de conhecimentos e melhoria dos trâmites, relativos aos processos envolvendo recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e outras fontes", alerta o superintendente regional da CAIXA, Ricardo Bier Troglio. "Somos o agente operacionalizador do repasse dos recursos do Governo Federal e o principal executor das políticas habitacionais e sociais do país. Por isso, é importante que as prefeituras e a CAIXA estejam em sintonia, o que trará muitos benefícios para a população local", enfatiza Troglio.
Entre os assuntos, que serão abordados nos encontros, estão o panorama sobre os recursos e programas federais, disponíveis aos municípios e respectivos gestores, e apresentação dos produtos da CAIXA para as prefeituras. Nos encontros, os prefeitos e gestores municipais de contratos e convênios conhecerão o fluxo operacional dos processos do OGU e das outras fontes, além de questões relativas à prestação de contas. Também serão abordadas questões técnicas dos projetos, com os engenheiros e arquitetos, e sobre o trabalho social com os assistentes sociais.