O Consórcio Lambari busca através de ações conjuntas com a sociedade, priorizar a diminuição dos impactos ambientais na região do Alto Uruguai Catarinense, na qual está inserido. Para que a comunidade esteja interagindo com as questões que envolvam o meio ambiente, o Consórcio tem desenvolvido inúmeros trabalhos voltados para a educação ambiental. Um desses trabalhos esta dentro do Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental "A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Vale".
Através de trilhas ecológicas interpretativas, pretende-se reunir cerca de 1000 alunos do ensino fundamental dos municípios consorciados. O projeto será realizado durante todo o mês de outubro, no município de Lindóia do Sul.
Para que os alunos pudessem participar do "A Criança e a Natureza", houve uma triagem de projetos com temas ambientais nos espaços escolares. Cada Grupo de Trabalho Municipal e Secretária de Educação ficaram responsáveis por selecionar os "trabalhos destaques", que passaram por um processo seletivo, os que foram escolhidos irão participar de visita orientada no Vale de Lindóia do Sul.
A intenção do Projeto é proporcionar aos alunos e aos professores, atividades de educação ambiental, sensibilizando os participantes com temas relacionados a natureza dando destaque a "Formação do Solo" que será o tema deste ano. Unir as comemorações do mês da criança com a conscientização da comunidade escolar, foi uma das fórmulas para organizar e mobilizar as escolas a participar das trilhas ecológicas interpretativas. A bióloga Simone Márcio ressalta que, "o projeto busca sensibilizar e despertar nas crianças que irão participar das trilhas o carinho e a curiosidade sobre temas ambientais. Além de ser um momento diferente, o principal objetivo é buscar sensibilizar os participantes para uma relação mais intima entre homens e natureza".