Secretários de saúde participam do 52º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A região da Amauc está participando do 52º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina, nos dias 30 e 31 de agosto, na cidade de Joinville, com a presença de quinze gestores e técnicos na área da saúde. Paralelamente aconteceu na manhã do dia 30 a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite – CIB. Nesta, destacou-se de importância para nossa região, a aprovação da habilitação do Hospital São Francisco para retirada e transplante de tecidos oculares humanos e de tecido ósteocondral-fácio-ligamentoso. Também foi aprovada a divisão e organização das redes de atenção à saúde, que vai obedecer à divisão das CIRs – Comissão Intergestores Regionais, que são dezesseis em SC.

Pela tarde aconteceu a palestra sobre Redes de Atenção à Saúde, com o Senhor Luiz Carlos Casarin, do Departamento de Articulação da Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Sr Casarin fez uma explanação sobre os objetivos, processos e estratégias de implementação das redes no Brasil, onde a maior dificuldade, segundo ele, é implementar políticas públicas levando-se em consideração as profundas diversidades regionais que temos no Brasil. Destacou que a Atenção Básica é a ordenadora do cuidado com integralidade e equidade com condições adequadas de trabalho, com o desafio de planejamento e organização regional garantindo o acesso com qualidade. 

O Ministério da Saúde tem priorizadas cinco redes temáticas, sendo elas:
1 – Rede Cegonha;

2 – Rede de Atenção a Urgência e Emergência;

3 – Rede de Atenção Psicossocial;

4 – Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas (câncer, respiratórias, obesidade e cardiovascular);

5 – Rede de Cuidado às Pessoas com Deficiências (visual, auditiva, intelectual e física).

Em Santa Catarina, o projeto das redes está sendo implementado como piloto nas regiões Norte e Nordeste do Estado desde 2007, envolvendo 26 municípios. Sra. Angela Blat – Gerente de Planejamento da SES, fez um relato do processo, ressaltou as dificuldades e os avanços. 

Rede de Atenção Básica é uma malha que interconecta e integra os estabelecimentos e serviços de saúde de determinado território, organizando-os sistematicamente para que os diferentes níveis e densidades tecnológicas de atenção estejam articulados e adequados para o atendimento ao usuário e para a promoção da saúde.

Na sequencia foi tema de palestra a "Integração do Sistema Nacional de Auditoria nas Três Esferas de Governo", com o Sr. Jonas Paulo Volc – Gerente de Auditoria da SES e a Dra. Fernanda Terrazas – Assessora Jurídica do Conasems. 

Para o dia de hoje, tem prevista palestra sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – COAP, à luz do Decreto 7.508/2011 e a Assembleia Geral do Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems.

A Coordenadora da CIR, Sra. Isabel Cristina Koch, Secretária Municipal de Saúde de Ipira, aproveitou o encontro para solicitar ao Secretário de Estado da Saúde – Dr. Dalmo Claro de Oliveira, para reforçar a reivindicação da região para a necessidade urgente de contratação dos técnicos que foram aprovados no último concurso público do Estado, para reforçar a equipe da Gerência de Saúde da SDR Concórdia.