Amanhã, 1º de junho inicia o Curso sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público …

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

AMAUC OFERECE O CURSO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

 

 

Em função das mudanças ocorridas na área contábil, a Amauc, em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem/Fecam), está organizando um Curso sobre a Nova Contabilidade, que inicia amanhã, 1º de junho e tem o término previsto para o mês de agosto. O objetivo principal é repassar as precauções e providências que devem ser seguidas em virtude do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade e da mudança da visão patrimonialista que deverá ser adotada pelo setor público. O curso é destinado aos contadores, controladores internos, tesoureiros e demais técnicos dos setores de contabilidade e controle patrimonial dos Municípios da Região.

 

Programação do dia 01 de Junho de 2012:

Módulo I: Teoria da Contabilidade e Procedimentos Patrimoniais (10 horas/aula)

Horário: 08h30 às 12h – Introdução e teoria da contabilidade

    13h às 17h30 – Procedimentos Patrimoniais

Docente: Angelita A. de Conto / Elton José Thomas

Local: UNC – Universidade do Contestado – Sala D 9

 

Mais informações sobre a Nova Contabilidade:

A partir de janeiro de 2013, os Profissionais de Contabilidade de todo o país deverão se ajustar às novas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas a Administração Pública, de acordo com os ditames da Lei 11.638/07 e da Lei 11.941/09, complementadas pela Resolução CFC 1.161/09 que aprovou o Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs.

Os Órgãos vinculados à União terão que obedecer às novas regras já a partir deste ano e, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no início de 2013. A contabilidade aplicada ao setor público tem dado especial enfoque à execução orçamentária e financeira em detrimento da evidenciação patrimonial. As normas atuais estão em consonância com as orientações do IFAC – International Federation of Accountants, que vem expedindo nos últimos anos as International Public Sector Accounting Standards (IPSAs).

A grande preocupação está em padronizar os procedimentos. Nas rotinas da execução contábil, desde a classificação de documentos até a emissão de relatórios gerenciais, é de vital importância ter o conhecimento de todo o caminho percorrido, da previsão orçamentária à disponibilidade financeira. A contabilidade aplicada ao setor público precisa ser um instrumento de controle patrimonial que sigam as novas regras emanadas pela nova legislação contábil.

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional, passa por uma revisão de conceitos da contabilidade pública, focando as questões do orçamento, créditos adicionais, balancetes de verificação e plano de contas. Para o profissional que atua na contabilidade, é necessário entender a nova metodologia, que pretende aproximar a contabilidade pública da comercial ao longo dos anos.