Associações e prefeituras se unem em prol da suinocultura
O prefeito João Girardi participou da reunião promovida pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) no auditório da ACCS na tarde desta quinta-feira. O principal objetivo foi discutir a atual situação da suinocultura na região. Participaram também outros prefeitos da Amauc e alguns suinocultores.
Ficou decidido que será enviado um documento oficial em nome das associações, prefeituras e suinocultores para órgãos estaduais e federais. "Precisamos nos mobilizar para salvar a suinocultura de uma forma geral. Com esta crise, os produtores perdem e o município também", concluiu o prefeito Girardi. Segundo ele, sofrem principalmente os pequenos produtores e independentes, que serão obrigados a abandonar a atividade da suinocultura e procurar outras formas de sobrevivência no campo ou na cidade.
Para o presidente da ACCS, Lousivânio Luiz de Lorenzi, há falta de ação dos deputados estaduais e federais após dez meses de audiências públicas. "Temos falência na suinocultura; favelização no campo; expulsão por parte das agroindústrias dos produtores com plantel abaixo de 150 matrizes do sistema de produção e muitos outros problemas ligados diretamente à suinocultura", expôs Lorenzi. Suinocultores estão descontentes e acreditam que o governo está "perseguindo" os suinocultores como se fossem "bandidos". "Estão querendo acabar conosco, com nossa sobrevivência. Não estamos vendo nenhuma ação para incentivar a suinocultura'.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Concórdia
Jornalista Responsável: Gina Pontes
MTb/SC-000716