A conferência de abertura será no dia 19 de abril (quinta), às 17h, com o tema Impactos da gestão do saneamento no meio ambiente. O conferencista será o professor titular da USP, Dr. Arlindo Philippi Jr. Logo após, haverá o lançamento do livro Gestão do Saneamento Básico, que é coordenado por Philippi Jr e pelo auditor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE, Dr. Alceu de Castro Galvão Jr.
No dia seguinte, pela manhã, ocorrerá o painel Abastecimento de água e esgotamento sanitário. Na programação, haverá palestra do advogado Dr. Joel de Menezes Niebuhr sobre Concessões e Parcerias Público-Privada no setor de saneamento: avanços e entraves e do procurador jurídico da Casan, Rafael André Knop, com o tema Contrato de programa para a concessão dos serviços, entre outras palestras. Ainda no painel, a bióloga Nádia Boff Ribeiro apresentará o case Projeto Nascentes do Futuro, da AMURES.
Já na sexta-feira (20), à tarde, o seminário terá o painel Resíduos Sólidos Urbanos. Entre as palestras, está a da desembargadora do TRF 3ª Região, Desª Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, que abordará a Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Também no painel, o engenheiro sanitarista e ambiental da FECAM, André Miquelante, falará sobre O Plano Municipal de Resíduos Sólidos, enquanto o diretor geral da ARIS, Marcos Fey Probst, palestrará sobre Os consórcios públicos para o gerenciamento de resíduos sólidos.
Clique para ver a programação completa
Depois de cada painel, haverá um período para debate. São aguardados para o seminário prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, secretários de Meio Ambiente, técnicos municipais de meio ambiente e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do encontro.
O III Seminário Estadual de Saneamento Ambiental é promovido pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS e pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com a Anamup e Associações de Municípios de Santa Catarina, e tem execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM.