Noite das Lanternas abre programação natalina de Ipira
Ipira abre no sábado (08) a programação de Natal no município. Neste dia será realizada a Noite das Lanternas, com vários atrativos. O evento – que teve início em 1993 por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – uma tradição germânica que veio de uma lenda, que dizia que uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à idéia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição. Conforme o diretor de Cultura de Ipira, Oladimir Rese, o Toco, por isso que foi escolhido para comemorar a abertura de Natal. “Ipira, acabou se tornando a cidade das lanternas”, destaca Toco. Segundo ele, a programação natalina de Ipira vem sendo incrementada a cada edição. “Em 2005 o evento foi retomado, e estamos com mais de 100 lanternas distribuídas decorando a cidade. No sábado, para o desfile, serão mais de 500 lanternas para os participantes”, adianta.
A Noite das Lanternas inicia às 21h30 com o acendimento das luzes de Natal. Às 21h35 inicia a caminhada (desfile) com lanternas, acompanhamento das bandas Escocesa e Marcial pela Rua XV de Agosto (saída defronte ao Cartório Ritter). Às 21h50 será feita parada em frente à Prefeitura com show pirotécnico, com previsão de 10 minutos de duração. 22h15 continuação do desfile até o ginásio municipal de esportes. Às 22h30 as autoridades farão pronunciamento, e às 22h50 acontecem as apresentações dos grupos folclóricos.
Como é a Noite das Lanternas
A Noite das Lanternas é uma tradição anual que dá abertura à programação de Natal em Ipira. Grupos folclóricos convidados desfilam pela cidade empunhando lanternas. Para isso a iluminação pública é desligada. Os postes são decorados com lanternas, bem como a Prefeitura, além das luzes natalinas. Neste ano um túnel de luzes com aproximadamente 200 metros de extensão abrilhantará ainda mais o cenário, sem contar com os anjos construídos em armação metálica. No decorrer do desfile as bandas Escocesa e Marcial, de Erechim-RS fazem o acompanhamento musical. O destino é o ginásio municipal de esportes, onde os grupos se aglomeram e iniciam as apresentações.