Piratuba alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Campanha da Vacinação contra Gripe Influenza. Piratuba deveria vacinar 559 idosos e esta meta foi ultrapassada. A mobilização da equipe de saúde e a colaboração dos idosos foi fundamental para que o objetivo fosse alcançado.
Segundo o Informativo Epidemiológico Barriga Verde, da Secretaria Estadual de Saúde de SC, um estudo realizado de 1998 à 2000, diz que com a vacina houve redução de 32% no risco de pneumonia, 19% no risco de hospitalização por causa de doenças cardíacas e redução também em 23% de doenças cerebrovasculares.
A campanha da vacinação contra a Gripe Influenza de Piratuba, iniciou no dia 23 de abril. A equipe de Saúde vacinou os idosos em todas as comunidades do inerior, o dia 28 de abril, foi o dia D de vacinação contra a gripe. A sala de vacinas funcionou das 8h da manhã até as 17h, sem fechar ao meio-dia. De acordo com a responsável pelo setor de vacinas, enfermeira, Fernanda Trevisol, o resultado foi positivo. “Assim como no ano passado, conseguimos atingir um bom resultado. A colaboração dos idosos e o auxílio da Secretaria de Saúde do município foram muito importates na campanha”, destaca Fernanda. Além da UMS (Unidade Mista de Saúde), mais um ponto de vacinação esteve funcionando no dia D. Foi na clínica da Companhia Hidromineral. Ela esteve aberta pela manhã e à tarde até às 15h. As pessoas impossibilitadas, que não têm condições de se locomover receberam a vacina em casa. Foram 575 idosos vacinados, 103% no total.
Assessoria de Comunicação
Piratuba