Piratuba representa SC no RJ
Trabalho com Microbacia é exemplo de Desenvolvimento Rural
O município de Piratuba foi escolhido para representar o Estado de Santa Catarina, no 2º Simpósio Estadual de Secretários Municipais de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de abril na cidade de Teresópolis que aconteceu durante a TECNOHORT 2007 – Feira de Tecnologia em Horticultura. Os técnicos, José Luiz Fontanella da Epagri e Ivo Weber da Secretaria Municipal de Agricultura, proferiram uma palestra com o tema “Experiência de Piratuba em Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas”. Os piratubenses apresentaram a metodologia participativa de organização, planejamento e execução, com a visão sistêmica da sustentabilidade, visando as três dimensões no projeto Microbacias: o Social, o Econômico e o Ambiental..
Destaque especial para as atividades desenvolvidas pelo projeto MB2 que acontece em parceria com o município de Piratuba. As atividades atuam na rede de distribuição de água, melhoria de residências, saneamento básico, adubação orgânica, semente de adubação verde/pastagem, agroindústrias e a descentralização da “patrulha agrícola”, que disponibiliza equipamentos para o trabalho dos agricultores, e fica sob coordenação das próprias Associações de Desenvolvimento das Microbacias – ADMs. Segundo o prefeito, Adélio Spanholi, isso é sinônimo de orgulho. “Tenho dupla razão de alegria, uma por que sei que o município está realmente trabalhando firme com o Microbacias, e a outra é o fato de ser reconhecida com isto”, afirma.
Após a apresentação das experiências de Piratuba, houve um espaço para debates, onde os participantes (secretários municipais, técnicos e lideranças rurais), demonstraram interesse sobre o trabalho apresentado, dirigindo inúmeras perguntas aos técnicos. Além de Santa Catarina o Estado do Paraná também esteve presente e foi representado pelo município de Chopinzinho, o qual expôs os trabalhos desenvolvidos nas microbacias hidrográficas daquele município. Segundo Nelson Teixeira Alves Filho, superintendente do projeto, o Rio de Janeiro está iniciando agora o trabalho com Microbacias Hidrográficas e por isso está buscando subsídios, intercâmbios e exemplos nos Estados onde o projeto já está sendo executado. Disse ainda que pretende visitar Piratuba, provavelmente no mês de julho, durante o 1° Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural que acontece de 4 a 7 de julho de 2007.
Piratuba é conhecida no Brasil pela potencialidade turística devido ao Balneário de águas termais, rede hoteleira qualificada e geografia agradável. Mas está se destacando pelo trabalho que vem sendo realizado em todos os setores da Administração. O município representou SC no Rio de Janeiro porque o trabalho do “Microbacias Hidrográficas” foi considerado exemplo de um projeto bem executado e que traz bons resultados. O setor da agricultura de Piratuba é mais um setor que está trabalhando com eficiência e merece esse destaque. O convite para que o município representasse o Estado, veio como forma de reconhecimento deste trabalho.
Fonte: Assessoria de ComunicaçãoPiratuba