Ainda não se sabe ao certo por quantos anos uma geração é formada. Alguns estudos dizem que é de 20 primaveras e outros, de 10. O meio termo entre essas duas teses seria 15 anos. Baseado nessa última hipótese, a conclusão é de que a arquiteta Vanessa Franczak está há mais de uma geração prestando serviços aos municípios da microrregião. Desde setembro de 2007, a profissional ajudou a projetar obras e realizações que impactaram e continuam beneficiando gerações de pessoas em cada cidade.
Vanessa faz parte do time de arquitetura da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc. Esse é um dos setores de grande importância dentro do escopo de assessoramento que a entidade realiza em prol das 14 prefeituras da região. Esse departamento atua no sentido de auxiliar as cidades na confecção de obras que, depois de prontas, serão usufruídas pela população.
Passada uma geração de serviços prestados à Amauc, a arquiteta recorda que começou na entidade trabalhando com projetos na área de construção civil, o que engloba também o planejamento arquitetônico e de complementares, além de ações voltadas para o urbanismo.
Hoje, essa lista de tarefas continua fazendo parte do dia a dia da profissional. Entretanto, agora, de acordo com ela, “com ênfase na compatibilização de projetos e elaboração de orçamentos, englobando o planejamento das prefeituras e o resultado final, que são os projetos completos, prontos para a execução”.
Sobre estar na Amauc, Vanessa Fraczak diz cita a frase “planejamento e desenvolvimento territorial”. Completa que “é trabalhar juntos para um fim específico, desenvolvendo a região na base do auxílio e nos dando as mãos para o desenvolvimento de todos”.