O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Alto Uruguai Catarinense, CIS Amauc, vai coordenar a logística de repasse de dois aparelhos de polissonografia para a microrregião. A atribuição foi aprovada durante a reunião da Comissão de Intergestores Regional, CIR, realizada na última quinta-feira, dia 14.
Esses equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde e encaminhados para as 17 regionais, sendo que cada uma recebeu duas unidades.
O gerente da Regional de Saúde de Concórdia, Rudi Zanella, explica que o CIS Amauc fará a coordenação logística em função da “facilidade desses equipamentos chegar até os municípios da região (…), por ser na região central, vai facilitar bastante para os motoristas de veículos da saúde fazer a retirada desses equipamentos e levá-los para suas cidades”. A sede do consórcio é na Rua Marechal Deodoro, proximidades do Hospital São Francisco, para onde pacientes da microrregião também são encaminhados pelas prefeituras.
Além da entrega dos aparelhos, cujo valor unitário é de R$ 13 mil, o Governo do Estado também vai disponibilizar um software para a captação de informações coletadas pelo polissonógrafo e o treinamento dos servidores de saúde de cada prefeitura, sendo que estes farão a orientação aos pacientes sobre o uso desses equipamentos.
Ainda em sua fala, Zanella explica que, até então, quem precisava de exames de polissonografia via SUS estava se deslocando até Florianópolis e pernoitando com o equipamento no hospital, para no outro dia realizar a coleta de informações. A partir da entrega dessas duas unidades, esse procedimento médico gratuito pode ser feito na casa do paciente, o que já será possível a partir das próximas semanas.
A vice-coordenadora do CIR, Leide Mara Bender, que também é secretária Municipal da Saúde de Concórdia, enfatiza que a definição de pacientes a serem submetidos para esse exame será feita pelos municípios, obedecendo a ordem na fila da regulação dE cada município.
Ela explica que, conforme o nome sugere, a polissonografia é realizada enquanto o paciente dorme, usando o equipamento. O procedimento consiste na medição de diferentes parâmetros de saúde durante o sono, como por exemplo atividade elétrica-cerebral, eletrocardiograma e esforço respiratório.