You are currently viewing De olho nos números e zelando pela arrecadação dos municípios da Amauc

De olho nos números e zelando pela arrecadação dos municípios da Amauc

Estar no serviço público e atuando pela garantia do retorno financeiro às prefeituras está no sangue da técnica tributária, Renate Moser Faccin. Ela, que é o foco do perfil #souamauc, é colaboradora na Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense há pouco mais de seis anos. Entretanto, a experiência na apuração, verificação e correção de números é de mais de 30 anos.

Atualmente, a tarefa de Renate é fundamental para os municípios da microrregião. Ela atua diretamente no setor do Movimento Econômico da entidade. Explica que a sua missão é “analisar as empresas da região da Amauc e fora dela, que pela atividade geram valor adicionado, com o objetivo de implementar o IPM, que é o Índice de Participação Municipal, das cidades aqui da região”.

Trocando em miúdos, a principal função da técnica tributária é analisar esses dados do movimento econômico gerado pelas cidades em anos anteriores, cujo montante financeiro é relativo a movimentação econômica das empresas, que, por força de legislação, acaba retornando para as prefeituras em todo o Brasil, através do IPM. Só para contextualizar, a maior parte das prefeituras brasileiras tem isso como principal fonte de receita.

Trilhar o caminho das pedras para que as prefeituras tenham o retorno financeiro justo sobre toda a riqueza gerada é a expertise da técnica tributária. Por 28 anos ela ocupou essa mesma função na Prefeitura de Concórdia, quando se desligou em 2017. Mas o senso de continuar contribuindo para a causa municipalista, quando o assunto é financeiro, fez com que ela aceitasse o convite para trabalhar na Amauc, isso no dia 1 de setembro desse mesmo ano. Recorda que um dos motivos para o desafio foi a “expectativa de realizar um serviço eficiente junto aos municípios (…) pois estando dentro da associação, consigo estar mais próxima das prefeituras, auxiliando-as no Movimento Econômico e a buscar o retorno do ICMS”, conta.

Mesmo estando como servidora pública em Concórdia, naquela época, Renate Moser Faccin, já representava todos os 14 municípios da microrregião no grupo do Movimento Econômico.
Embora tenha conhecimento de como funciona parte da máquina pública, no quesito arrecadação, a técnica tributária Renate Moser Faccin, confidencia que estar na Amauc é uma grande realização profissional.