Em função da adesão de todos os municípios ao “Programa Penso, Logo Destino”, de iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, o Consórcio Lambari, vinculado à Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, foi contemplado com o “Troféu “Formiguinha”. O evento, que reconheceu essas e outras ações do projeto, aconteceu durante a terça-feira, dia 7, na cidade de Nova Veneza, sul de Santa Catarina, palco do Encontro Estadual do Penso, Logo Destino. O ato contou com a presença de representantes de mais de 100 municípios e foi direcionado aos coordenadores municipais dessa ação.
O Consórcio Lambari, que reúne os municípios de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina, foi contemplado com a premiação por ter a adesão de todas as cidades de sua área de abrangência dentro do Penso, Logo Destino.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, o “Penso, Logo Destino”, nesta primeira etapa, visa auxiliar os municípios catarinenses a encaminharem os itens da logísticas reversa para reinserir esses resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem. Ou seja, trata-se da devolução dos produtos e embalagens após a utilização, como lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.
Ainda conforme o instituto, “os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta”, sendo que muitos são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.