Desde a última semana, o Consórcio Lambari está acompanhando o trabalho de corte de vegetação pelo Corpo de Bombeiros Militares na área central da cidade de Peritiba. O serviço, que terá continuidade a partir desta terça-feira, dia 12, atende solicitação da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Concórdia.
Conforme Relatório de Vistoria do órgão, do dia 20 de novembro desse ano, foi feita uma visita nessa área de mata, que fica na rua José Bonifácio, esquina com a Nereu Ramos, para avaliar o risco de deslizamento nas margens de um rio. No local ficou constatado que essa encosta é formada por uma parede de rocha com cobertura estreita de solo, é dotada de árvores de grande porte e inclinação do solo de aproximadamente 45 graus. Ainda de acordo com o relatório, essa área tem uma espessa camada rochosa e as árvores existentes são de grande porte. Como a camada de solo é bastante estreita, essa vegetação corre o alto risco de cair em períodos de chuva normal e atingir imóveis que ficam nas proximidades.
Encima desse cenário, a Defesa Civil fez a recomendação para que o Município de Peritiba realizasse um plano de manejo nessa área com a substituição da vegetação existente, que hoje é de grande porte, por uma mais adequada às características desse terreno.
Em função dessa recomendação de alto risco, esse manejo está sendo realizado sem Licença Ambiental. O Consórcio Lambari faz o trabalho de acompanhamento de corte dessas árvores e a posterior confecção de relatório sobre esse procedimento, que será enviado ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA.