You are currently viewing CIS Amauc registra recorde de produção de produção em um único mês

CIS Amauc registra recorde de produção de produção em um único mês

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense – CIS Amauc, alcançou o maior valor de produção em um único mês em seus quase 19 anos de existência.

A marca foi alcançada no mês de maio desse ano, quando a instituição registrou R$ 1.297.657,85 em compras de serviços pelos municípios consorciados.

Na prática, o montante representa uma complementação paga pelas prefeituras para o atendimento da população junto aos profissionais médicos, laboratórios e clínicas credenciadas para prestação de serviços junto ao consórcio.

Só para efeitos de comparação, em todo o ano passado, o CIS Amauc registrou produção de R$ 8.057.938,71. De acordo com o Relatório de Atividades de 2023, a maior parte desse volume veio dos municípios consorciados e o restante, do Governo do Estado.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amauc compreende 15 municípios. Catorze deles pertencem à microrregião (Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina), mais Paial, que hoje está inserido na Associação dos Municípios do Oeste Catarinense, Amosc.

O CIS possui mais de 140 profissionais médicos, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados nos três estados do Sul para a prestação de serviços aos municípios consorciados em mais de 50 especialidades médicas.

Como funciona o atendimento pelo CIS Amauc:

Na prática, o paciente recebe o atendimento primário nas unidades de saúde do SUS (ESF e policlínicas) presentes nos municípios. Após esta avaliação, se necessário, será feito o encaminhamento ao médico especialista. Caso a rede pública não disponha deste profissional, o paciente é direcionado via CIS Amauc, que faz o agendamento para atendimento nos consultórios particulares dos médicos e clínicas credenciadas.

Neste caso, o custo desse procedimento é coberto pela Secretaria da Saúde do Município Consorciado onde esse paciente deu entrada. Este repasse é feito mensalmente para o CIS AMAUC, que por sua vez, remunera os profissionais e clínicas credenciadas pela realização do atendimento.