Está agendada para esta sexta-feira, dia 8, a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc); dos consórcios Intermunicipal de Saúde (CIS-Amauc) e Multifinalitário da Microrregião, (Lambari). O encontro será realizado no Centro Multiuso Sonia Bressan Zampieri, no município de Irani, a partir das 8h.
Entre os principais assuntos pautados está eleição da nova diretoria dessas instituições para o ano de 2024. Pela Amauc, também estará na ordem do dia a homologação dos novos colegiados de Recursos Humanos, Licitações e Comunicação; discussão sobre a duplicação da BR 282, com a presença do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello; e a participação do diretor geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Aris, Adir Faccio.
A pauta da Assembleia do Consórcio Lambari também prevê a discussão do Prolai, que trata sobre o licenciamento ambiental de projetos de baixo impacto pelos municípios. Em relação ao CIS Amauc, o lançamento do Edital 01/2023 – Tele Consulta, que consiste na estruturação de alguns postos de saúde para a realização de atendimentos médicos à distância, também será contemplado.
Em 2023, a Amauc está sendo presidida pelo prefeito de Irani, Vanderlei Canci; o Consórcio Lambari é comandado pelo chefe do Executivo de Peritiba, Paulo Deitos; já o CIS Amauc tem como presidente, Hilário Refatti, de Ipumirim.