You are currently viewing AMAUC vai elaborar projeto de adequação do novo espaço do ABRIGO INSTITUCIONAL, em Itá

AMAUC vai elaborar projeto de adequação do novo espaço do ABRIGO INSTITUCIONAL, em Itá

O Setor de Engenharia, Arquitetura e Topografia da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, AMAUC, vai iniciar os trabalhos de elaboração do projeto de reforma e adequação da estrutura que vai abrigar as novas instalações do Consórcio Intermunicipal do Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade, ABRIGO INSTITUCIONAL. A reunião, que contou com a participação de integrantes do departamento e prefeitos de parte dos municípios associados aconteceu na última semana, em Itá. O objetivo do encontro foi deliberar sobre o estudo de viabilidade financeira – realizado pela própria AMAUC – para a mudança de endereço, o que foi aprovado pelos gestores. O projeto, que contempla intervenção física do imóvel a ser cedido pela Prefeitura de Itá, será concluído nas próximas semanas.

Atualmente, o ABRIGO INSTITUCIONAL está localizado na Rua Seis, na área central. O novo espaço situa-se na antiga estrutura da Escola de Jovens e Adultos/Núcleo Avançado de Ensino Supletivo, EJA Naes, na Rua Nove, também no centro de Itá.

O que é o ABRIGO INSTITUCIONAL?

O Consórcio Intermunicipal do Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade tem a finalidade de ser uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação dos direitos fundamentais. A entidade é mantida de forma consorciada pelos municípios de Arvoredo, Itá, Seara e Xavantina. A entidade, atualmente, abriga 12 crianças e adolescentes e realiza o acompanhamento de outras duas que estão no acolhimento familiar. Possui 10 cuidadoras e três profissionais técnicas entre coordenadora, assistente social e psicóloga.

O ABRIGO INSTITUCIONAL é um dos seis consórcios intermunicipais de prestação de serviços que atendem as cidades da região. Os demais são a Casa Lar Pequeno Príncipe, Integrar, Cidauc, Lambari e CIS Amauc.