A microrregião do Alto Uruguai Catarinense apresenta desempenho superior na nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em comparação com os resultados obtidos por SC e pelo Brasil. A avaliação foi divulgada na última semana pelo Ministério da Educação, MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep.
O Ideb analisa a performance educacional dos estudantes de todo o país, a partir da taxa de aprovação das escolas e dos resultados em uma avaliação das disciplinas de português e matemática, através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com esse índice, a média da nota das escolas da Amauc nos anos iniciais da Rede Pública ficou em 6,7. Valor superior ao de Santa Catarina (6,4) e Brasil (6,0). Ainda dentro da rede pública, o desempenho da microrregião também ficou superior nos anos finais, com 5,6, ante 5,0 (Brasil) e 5,2 (SC).
Na Rede Municipal, a média da Amauc dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos iniciais foi de 6,8, superando o estado (6,4) e o país (5,8). Nos anos finais, a região ficou com a nota 5,5, bem acima da nacional que foi de 4,6.
Ainda dentro do Ideb, cinco municípios da microrregião obtiveram notas acima de 7,0 (considerada excelente): Lindóia do Sul, Ipira, Piratuba, Arabutã, Peritiba e Presidente Castello Branco nos anos iniciais.