A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense possibilitou uma economia de mais de R$ 2,6 milhões aos 14 municípios da microrregião em 2023. Os valores são correspondentes à realização de projetos de engenharia, arquitetura, urbanismo e paisagismo, além de levantamentos topográficos. Os números foram apresentados durante Assembleia Geral dos Prefeitos da Amauc, realizada na manhã da terça-feira, dia 26.
A quantia se refere aos serviços executados pelo Departamento de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Topografia da associação que, se fossem contratados com a iniciativa privada, iriam gerar um custo total de R$ 2.659.611,83. Durante os 12 meses do ano passado foram realizados pelo setor mais de 180 projetos e procedimentos (confecção de plantas para obras civis, levantamentos e outros) para todos os municípios da Amauc sem custo adicional para as prefeituras associadas.
O Departamento de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Topografia é um dos primeiros setores criados na Amauc e tem o objetivo de contribuir diretamente para o desenvolvimento de toda a microrregião. Através desse, as prefeituras realizam solicitações de plantas, laudos, orçamentos, memoriais de vários tipos de projetos como escolas, postos de saúde, ginásios, etc. além de assistência técnica para regularização de cascalheiras, cuja demanda é atendida através do corpo funcional da Amauc que conta com arquitetos, engenheiros, desenhistas e topógrafos.