Depois de se engajarem institucionalmente no auxílio às áreas atingidas pelas chuvas deste mês no Rio Grande do Sul, as 14 cidades da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, informam que essa busca do auxílio às áreas castigadas passa a ter um novo foco. A partir de agora, atendendo a necessidade do momento, o objetivo é arregimentar mais voluntários para auxiliar na linha de frente das cidades destruídas, mais a doação kits de higiene pessoal e limpeza, além de outros materiais para auxiliar nos trabalhos de recuperação de espaços públicos.
O pedido foi feito durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 22, na Amauc e que contou com a participação do Colegiado Regional de Defesa Civil, mantido pela associação municipalista. O assunto já havia sido acordado com cada cidade, em reunião online no começo desta semana.
De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, essa fase de reconstrução dos locais atingidos passou a exigir a presença de mais pessoas para atuar, tanto na limpeza dos locais públicos das cidades alagadas, como no centro de triagem em Porto Alegre, para onde está indo a maior parte das doações destinadas ao vizinho estado. A justificativa é que houve diminuição no número de voluntários desde o fim do período crítico da chuva e a demanda para atendimento daquela população continua intensa. A orientação é que as pessoas interessadas em realizar esse trabalho voluntário procurem o Departamento de Defesa Civil de cada prefeitura da Amauc e preencha um cadastro. Cada município fará o repasse de orientações, mais a organização e logística para as cidades que vierem a demandar esse suporte.
Outra solicitação das autoridades gaúchas é referente à necessidade de itens de higiene pessoal e limpeza, além de materiais para essa finalidade. Para facilitar a entrega, a recomendação é que as doações sejam feitas em forma de kits contendo um litro de desinfetante, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza.
Já os kits de higiene pessoal devem ter um sabonete, um pacote de absorvente feminino, um aparelho de barbear, quatro rolos de papel higiênico, repelente e álcool em gel. Também podem ser entregues nos pontos de arrecadação estabelecidos em cada cidade materiais como luvas, botas de borracha, baldes, panos, vassouras e rodos com cabo, além de escova de limpeza.
Apesar das doações passarem a ter esse foco a partir desse momento, ainda é possível a entrega de itens de alimentação, preferencialmente óleo de soja.
Colaboração Regional
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, já vem colaborando para a recuperação das cidades atingidas pelas cheias no vizinho estado. Desde a primeira semana, todas as prefeituras da microrregião estão atuando nos locais afetados através do envio de máquinas, equipamentos e voluntários para auxiliar nesses trabalhos de reconstrução. A Amauc também já destinou aproximadamente 50 caminhões carregados com alimentos, agasalhos, cobertores e kits de limpeza.
Nesse movimento de solidariedade, alguns prefeitos da microrregião foram pessoalmente às cidades que estiveram alagadas para verificar a situação in loco e conversar com as autoridades locais. Algumas prefeituras da Amauc também destinaram recursos financeiros para a contratação de horas máquina pelas prefeituras gaúchas.