A soma de inundações da bacia do Rio Iguaçu mais a tempestade desta semana na região do Planalto Norte resultou, também, na solidariedade de outras cidades. Uma carreta cheia de roupas, calçados, alimentos e brinquedos foi enviada pela região do Alto Uruguai Catarinense para os municípios de Porto União, Irineópolis, Canoinhas, Três Barras e Mafra, que foram impactados por essas ações climáticas dos últimos dias. O carregamento, coordenado pela Regional da Defesa Civil de Concórdia, aconteceu nesta sexta-feira, dia 20. As doações já estão a caminho das pessoas que mais precisam naquela região.
A iniciativa, informalmente chamada de “S.O.S Amplanorte”, foi capitaneada pela Amauc em prol dessas cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Planalto Norte.
Conforme já informado, esta região, que já vinha sofrendo com as cheias, foi atingida por um vendaval no começo desta semana. Muitos imóveis ficaram com o telhado danificado, deixando centenas de famílias desabrigadas e a chuva persistente que vinha sendo registrada nesta semana estava impossibilitando que os moradores atingidos tivessem disponibilidade de roupas secas e limpas. Diante desse cenário, a Amauc chamou os 14 municípios da microrregião, mais empresas e entidades parceiras, organizou uma força-tarefa e instalou caixas de coleta em cada local, com o objetivo de buscar doações de roupas e agasalhos a população flagelada da Amplanorte.
Foram dois dias e meio de campanha e o resultado foi surpreendente. Além de agasalhos, a carreta também partiu carregada com calçados, brinquedos e alimentos não perecíveis. A previsão é que as doações cheguem para aqueles municípios nas primeiras horas deste sábado, dia 21.