Antes de lançar as licitações para obras que terão a contrapartida financeira dos moradores, eles serão ouvidos e informados
Tendo como base os pilares que estão norteando a gestão da atual Administração Municipal, que tratam da transparência e participação da população, os encaminhamentos de licitações de obras serão um pouco diferenciados a partir deste ano. Antes de lançar o edital para a execução, os contribuintes serão ouvidos e informados sobre a contribuição de melhorias – no caso, sobre a fatia do investimento que será custeado pelos moradores. A ideia é de manter o contribuinte informado sobre o possível custo que terá sobre a obra, além de ouvir sugestões e ou alternativas sobre a cobrança, que obrigatoriamente é realizada.
O secretário de Urbanismo e Obras, Wagner Simioni, destaca que apesar de ter benefício com a melhoria que ocorre na sua rua – no caso das pavimentações – o contribuinte precisa estar ciente que terá que pagar uma parte. “Anteriormente se fazia a obra e enviava o carnê para o morador pagar as parcelas. Agora vamos fazer reuniões com moradores de cada rua beneficiada, para informá-lo sobre a contribuição de melhoria, informando sobre os percentuais aplicados e ordem de grandeza dos valores”, informa o secretário, ressaltando que os encaminhamentos serão feitos em conjunto com o setor de Planejamento da prefeitura.
Essa providência já será aderida na primeira licitação para pavimentação de ruas, que beneficiará seis vias do município: rua Guaicurus (bairro Itaíba), Auri Pereira da Costa (Guilherme Reich), Gilmar José Ampese (Frei Lency), Silvini Ciarini/Jairo Goss (bairro da Gruta), Enseadas (Natureza) e Theresa Gulowski Vanzo (Loteamento Poente do Sol). As reuniões com os moradores devem ser agendadas em breve e somente depois de concluída esta etapa, as obras de pavimentações serão licitadas. Esta é a justificativa para a suspensão desta licitação, na última semana, pois o edital havia sido publicado antes da consulta aos moradores, repetindo uma prática da gestão anterior.