You are currently viewing 18 de Maio, mobilização na Praça Dogello Goss. Apoie esta causa!

18 de Maio, mobilização na Praça Dogello Goss. Apoie esta causa!

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mobilização de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio

“Não desvie o olhar … Fique atento! Esquecer é permitir. Lembrar é combater”

 

Ações de mobilização serão realizadas pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em parceria com o Consórcio Lambari, Prefeitura Municipal de Concórdia, UnC e SEST SENAT, na tarde do dia 18 de maio, na praça Dogello Goss.

 

Em Concórdia foram registrados 39 casos suspeitos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, para mudar essa realidade precisamos do apoio de toda a comunidade.  Denunciem, em algum canto desta cidade neste exato momento uma criança ou adolescente pode estar sendo vítima desta violência. Doe sua voz através dos canais de denuncia Disque 100, Conselhos Tutelares, Delegacias de Polícia e Ministério Público.

 

A proposta do “18 DE MAIO”, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

O Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma organização não governamental, composta por membros da sociedade civil contando com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (UMAMC), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Agencia de Desenvolvimento Regional – ADR Concórdia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Fórum da Comarca de Concórdia, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) – Concórdiae Sociedade Civil.

 

Sobre a data: Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. Uma data para não ser esquecida.