A doação não custa nada ao contribuinte e pode ser feita até o dia 28 de abril. É possível destinar até 3% do IR ao FIA
Os contribuintes do Imposto de Renda, que fazem suas declarações e cumprem com suas obrigações anualmente, podem exercer um ato de cidadania ao declarar seu imposto. Seguindo apenas alguns passos, é possível dar “uma forcinha” para transformar o futuro de centenas de crianças e adolescentes de Concórdia. Todos que declaram Imposto de Renda podem doar até 3% do seu tributo ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) de Concórdia. O procedimento é fácil e não custa nada. Mas é importante seguir todos os passos corretamente ao fazer a declaração.
O primeiro passo é, depois do preenchimento completo de todos os dados relativos à declaração, fazer a visualização no “menu” clicando em Resumo da Declaração. Depois é preciso clicar em Cálculo do Imposto, sendo que a base do cálculo será “Total do Imposto Devido”. Deste valor, o próprio programa calcula o valor máximo (até 3%), que pode ser destinado para o FIA. O terceiro passo, ainda na opção Resumo de Declaração, é clicar na opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Na sequência, no canto inferior direito, selecione o botão “Novo” e aparecerá a tela “dados da Doação – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Nesta etapa, selecione a opção Municipal de Concórdia.
Na sequência, verifique no canto direito da tela, logo após a seleção da opção, o “Valor disponível para a doação”. O programa emitirá um DARF para o pagamento da doação ao fundo beneficiário indicado. Posteriormente, a receita Federal depositará os referidos valores na conta bancária específica do FIA Concórdia. Se você tiver valor a restituir, restituirá o valor acrescido da destinação efetuada. Caso tenha valor a pagar, o valor da destinação será abatido neste valor. Para finalizar, salve sua declaração e a transmita para a base de dados da Receita Federal do Brasil. O período para as doações, que abriu no dia 2 de março, segue até 28 de abril. Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3442-1532, com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).