A Associação já está a quatro décadas prestando serviços aos municípios, desde a sua fundação até os dias atuais a Amauc trabalha assessorando os municípios em diversas áreas, visando sempre à integração administrativa, econômica, social e o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional. O Secretário Executivo da Associação, Roberto Kurtz Pereira, destaca que a equipe técnica da AMAUC tem certeza que a união de esforços é que fazem a diferença para que se possa prestar serviço de qualidade, visando sempre o desenvolvimento regional integrado e sustentável.
Seguindo o propósito para os quais foi fundada e norteada por sua missão a Amauc oferece assessoria técnica e prestação de serviços nas áreas de: Secretaria Executiva, Assessoria Contábil e Controle interno, Serviço Social, Comunicação, Movimento Econômico, Informática, Engenharia, Arquitetura e Topografia. Hoje contamos com 15 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.
A cada ano é necessário desenhar caminhos que sejam capazes de acompanhar as necessidades dos 15 municípios pertencentes a microrregião da Amauc. “A cada necessidade apresentada pelo Conselho de Prefeitos a entidade busca melhorar e estruturar o setor para atender as demandas” comenta Roberto. Iniciamos o ano de 2017 com todo vapor, além dos corriqueiros serviços prestados pela Associação, esse ano no mês de Janeiro iremos realizar 8 Processos Seletivos para contratação de Professores – ACTs. Esse trabalho começo a ser desenvolvido pela Amauc ainda no início de 2015, com o objetivo de garantir um processo transparente e com a maior segurança possível e já foram realizados mais de 40 processos seletivos.
Conforme destaca o Presidente da Amauc, Prefeito Kleber Nora, a Associação precisa acompanhar e atender as novas demandas dos municípios, especialmente visando melhorar o retorno de impostos e buscar junto as demais esferas de Governo que é de direito dos municípios. Para isso, a AMAUC também deve manter a integração com as demais entidades municipalistas, como a FECAM e CNM.
Ainda destacamos os trabalhos conjuntos que realizamos com os Consórcios, Consórcio Lambari e o Consórcio de Saúde CISAmauc, ações conjuntas que são desenvolvidas aos municípios e que fazem a diferença.
A frente do Consórcio Lambari teremos o prefeito Volnei Schimidt, de Ipumirim, que assumiu a presidência no dia 1º de janeiro, “este ano teremos muito trabalho pela frente, a ideia da entidade é que até o mês de abril consigamos iniciar os serviço de Licenciamento Ambiental”. O primeiro passo será a contratação dos funcionários que irão trabalhar para a realização dos Licenciamentos, a equipe do Consórcio irá se reunir no final de janeiro para definir o cronograma. Conforme destaca o Diretor do Consórcio, Roberto Kurtz Pereira, “muitas pessoas já estão nos procurando para saber como será a contratação, a ideia é realizarmos processo seletivo no mês de março”.
No Consórcio de Saúde, a coordenação dos trabalhos será realizada pela Prefeita Neusa Maraschini, Presidente da entidade, “iremos continuar os trabalhos que já vinham sendo realizados em conjuntos com o Colegiado dos Secretários de Saúde, o Consórcio é de extrema importância para os municípios, uma vez que esta é uma pasta de grande demanda os municípios”. Hoje o Consórcio conta com 33 credenciados, abrangendo as áreas de análises clinicas, laboratoriais, exames de imagem e especialidades, “o objetivo é que consigamos aumentar esse número e também conseguir o credenciamento do CISAmauc juntos ao SUS” finaliza Neusa. A próxima reunião está agendada para o dia 24 de janeiro, quando será eleito o coordenador do Colegiado para o ano de 2017.