You are currently viewing Aluna da EBM Frei Cipriano Chardon está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Aluna da EBM Frei Cipriano Chardon está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Poema escrito pela aluna Ana Caroline Bonatto passou por cinco etapas de classificação e agora concorre com outras 38 produções

 

A aluna Ana Caroline Bonatto, do 6º ano da Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon, de Cachimbo, juntamente com a professora Helena Boff Zorzetto, estão classificadas para a final nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2016, no gênero Poema.

 

“No frio e rigoroso inverno

Saboreio um bom pinhão

E junto ao fogão a lenha

Temos a roda do chimarrão”

 

Este é um pequeno trecho do poema escrito por Ana Caroline, intitulado “Tico-Tico Cantador da Minha Terra”, passou por cinco etapas de classificação, até chegar à final nacional. O tema deste foi “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Ana Caroline diz que escreveu sobre a própria rotina, sobre as coisas que vivencia com sua família. “Estou muito feliz com essa conquista, sempre gostei muito e ler e escrever e quero continuar escrevendo, a Olimpíada foi um incentivo a mais para mim”, comenta a aluna.

 

A professora Helena comenta que Ana Caroline sempre gostou muito ler e isso contribuiu muito na escrita do poema. Helena explica também o trabalho de participação na Olimpíada é feito com todos os alunos do 5º e 6º anos, trabalhando o tema e incentivando a participação em cada etapa. No caso do poema, a versão que está participando da final, demandou muito tempo, empenho, revisões e rescrita. “Fiz várias revisões no poema da Ana Caroline e ela reescreveu muitas vezes, para que pudéssemos aperfeiçoar ainda mais o texto”, diz a professora.

 

A Premiação Nacional será realizada no dia 12 de dezembro, em Brasília. Participam do evento professores e respectivos alunos dos 152 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados 05 textos vencedores por categoria.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.