Grupos da Costa Rica, do Chile e da casa estiveram no palco
A fase competitiva do Festival Internacional de Dança da Terceira Idade de Piratuba iniciou na noite desta segunda-feira. No total, 20 grupos subiram no palco do Centro de Eventos. A categoria em disputa foi a das “Danças Populares Folclóricas”. Apresentações especiais também fizeram parte da programação.
Além das coreografias dos grupos que buscavam notas, o público também acompanhou a apresentação de quatro grupos convidados. Dois de Piatuba e outros dois de fora do Brasil. “Nosso Festival tem crescido a cada ano e com a visibilidade do evento, estamos recebendo grupos de diversas regiões do país e inclusive de fora do Brasil. Isso acrescenta muito e mostra a importância do Festival de Piratuba no contexto de eventos do gênero. Sem dúvidas Piratuba é referência em Festival de Dança para a Terceira Idade”, comenta uma das organizadoras, Francieli Sartori.
O Grupo de danças gaúchas, Amigos do Vale do Rio do Peixe e o Grupo Caboclo de Zonalta, ambos de Piratuba, mostraram a cultura local através da dança, na Mostra Livre, sem competição. As apresentações internacionais também animaram o público. Do Chile, o Grupo Folklórico Horizonte é que fez um espetáculo no palco, e da Costa Rica, o Grupo Amapola é que arrancou aplausos dos presentes. “A diversidade cultural é uma das marcas do Festival de Piratuba. Além de valorizar os idosos, temos estas atrações que fazem a diferença”, pontua a coordenadora do evento, Gelci de Souza.
Programação segue:
Nesta terça-feira, a partir das 19:30h, os grupos inscritos na categoria “Danças Coreográficas” é que disputam as notas dos jurados. O valor do ingresso é de R$ 10,00. Amanhã, a competição é entre os bailarinos da “Dança de Salão” e o valor do ingresso é o mesmo. Já na quinta, os vencedores serão conhecidos e o show com o público vai contar com o show do Grupo Golden Boys. O ingresso custará R$ 15,00.