A Educadora Física do município de Ouro, Gabriela Sartori, que também é especialista em Psicopedagogia e Personal Trainning, participou do curso de Mestrado oferecido pela Unoesc de Joaçaba, em Biociência e Saúde. No trabalho de monografia ela apresentou as “Características Dermatoglíficas de Mulheres portadoras de Hipertensão” e um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Piratuba é que foi a base dos estudos.
Gabriela, que foi orientada pelo professor doutor Rudy José Nodari Júnior, defendeu banca recentemente e teve o conceito máximo na avaliação, o “A”. O estudo dela concluiu que, através de uma análise de impressão digital, é possível saber se mulheres são candidatas a ter hipertensão. Para isso ela acompanhou, entre maio e junho, grupos de mulheres que participam do programa “Hiperdia”, da Secretaria de Saúde de Piratuba. Através deste programa, a Saúde de Piratuba acompanha os piratubenses que possuem hipertensão e diabetes. Encontros de orientação, avaliação e de distribuição de medicamentos são realizados mensalmente. “Piratuba é referência em Saúde, por isso escolhi o município como minha principal base de dados. O programa Hiperdia é diferenciado, o acompanhamento da equipe de Saúde faz a diferença. Os médicos e enfermeiras conhecem todos os casos e isso facilitou meu trabalho”, conta Gabriela.
Durante os encontros ela fazia a coleta de impressões digitais das mulheres para o estudo. “Estive em reuniões da cidade e do interior e a equipe de Saúde me abriu as portas e auxiliou muito. As mulheres também colaboraram, permitindo que eu colhesse os dados e as informações. Sem dúvidas posso dizer que Piratuba foi a base do meu estudo. A estrutura oferecida aos pacientes vai além da Saúde básica e a atenção dos profissionais também faz a diferença”, destaca Gabriela.
Publicação na Itália:
A Revista italiana “Acta Médica Mediterrânea” que aborda questões de saúde em suas páginas, publicou recentemente um artigo sobre hipertensão. Na matéria o autor utilizou parte da Monografia de Gabriela para falar do assunto.