Campanha de Vacinação encerra nesta sexta-feira, dia 20
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra nesta sexta-feira, dia 20 de maio. Concórdia já superou a meta de vacinar no mínimo 80% do público-alvo e atingiu o percentual de 91,82%. Mas é importante atingir esse percentual em todos os grupos, por isso, quem ainda não fez a vacina pode procurar uma unidade da rede pública.
Até o momento, a menor cobertura está entre as gestantes, com imunização de 54,56% (413 mulheres). A enfermeira responsável pela Sala de Vacinas, Ieda Schumann, destaca que é importante que as gestantes e crianças façam a vacina. “As crianças por não estarem com o sistema imunológico completo e as gestantes pelas alterações causadas pela gravidez, são mais propensas a desenvolverem a doença, se tiverem o contato com o vírus”, enfatiza a enfermeira. Segundo o Ministério da Saúde, idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à gripe. “A vacina é uma ótima proteção”, reforça a enfermeira Ieda.
Em Concórdia já estão vacinadas 3.116 crianças de seis meses a cinco ano incompletos, o que representa um percentual de 78,37%. A meta é chegar a no mínimo 80%. A cobertura vacinal entre as mulheres que tiveram bebê recentemente está em 78,23%, com 97 pessoas vacinadas. Ieda orienta que mesmo quem fez a vacina em dezembro do ano passado, deve refazer nesta campanha porque agora a proteção é para outros tipos de vírus da gripe.
A meta já foi superada entre os idosos, com a imunização de 8.422 e cobertura de 99,37%. Foram vacinados 1.014 trabalhadores da saúde, atingindo um percentual de 113,55%. As equipes da Saúde também vacinaram 2.557 pessoas com doenças crônicas e 194 pessoas entre presidiários e funcionários do presídio.
Quem tem direito a vacina de graça
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
– Pessoas com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes;
– Mulheres em pós-parto (até 45 dias);
– Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com comorbidades também devem ser imunizados.